sábado, 25 de junho de 2011

Aula de voleibol - Fundamento ataque

 Ao longo da carreira acadêmica, vamos adquirindo conhecimentos práticos e teóricos que ajudam na compreensão mais específica de cada modalidade, colocarei uma aula de fundamento ataque para voleibol que deve ser utilizada no estágio inicial de aprendizagem.

Conteúdo: Voleibol
Faixa Etária: cinco e seis anos.
Número de Alunos: 30 alunos
Tempo de Aula: 40 minutos
Tema: Ataque
Objetivos Específicos:
·         Vivenciar o ataque de voleibol de maneira global, como a aula é voltada para os iniciantes, vamos nos preocupar com o movimento completo, para que possa ocorrer um aperfeiçoamento numa próxima etapa.

Metodologia:
Definição de Ataque: O ataque é, em geral, o terceiro contato de um time com a bola. O objetivo deste fundamento é fazer a bola aterrissar na quadra adversária, conquistando deste modo o ponto em disputa. Para realizar o ataque, o jogador dá uma série de passos contados ("passada"), salta e então projeta seu corpo para à frente, transferindo deste modo seu peso para a bola no momento do contato.
 Etapas do ataque no voleibol

1ª atividade: O grupo será dividido em dois, um lado executará uma etapa do ataque saltando e batendo palmas no alto, e o outro lado se deslocará e saltará somente dentro dos bambolês.

2ª atividade: Para que os alunos tenham contato com a bola iniciaremos formando duplas, sendo que um terá que mandar a bola para o outro quicando inicialmente, em seguida segurará a bola com a mão e baterá para baixo com a outra e vice versa, e por último um da dupla deverá jogar a bola para cima e para frente e o outro atacar devagar em direção a dupla.

3ªatividade: Os alunos formaram três filas de frente para a rede, outros três alunos vão colocar a bola sobre a mão o mais próximo da rede possível, o aluno deverá realizar o gesto de ataque e encostar na bola, sem atacar, depois acrescentaremos o ataque.

4ªAtividade: As filas serão mantidas, mas agora a bola será jogada para cima pelos alunos que estarão na rede e os alunos terão que atacar, lembrando sempre de ter cuidado ao aterrissar no chão para não virar o pé e lembrar as correções necessárias.

5ª atividade: Para finalizar a aula os próprios alunos deverão jogar a bola para cima e atacar, este movimento é mais complexo, pois exige do aluno o forço correta para mandar a bola e altura ideal para atacar, tem que deslocar (realizar as passadas) e saltar para atacar a bola.
São usaremos o coletivo devido ao tempo ser muito curto.

Avaliação:
Os alunos serão avaliados ao longo das atividades, vamos oferecer diversas situações onde eles poderão expressar suas potencialidades e dificuldades, e ao longo da aula observaremos a execução dos mesmos.

Autor: Júlio César Alves Tomaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário