domingo, 29 de abril de 2012

O Ácido Linoléico realmente emagrece?

 Escutamos muitas informações a respeito do possível poder de emagrecimento do ácido linoléico conjugado (CLA), vamos esclarecer alguns pontos importantes.

      Como já falei no post sobre L-carnitina (O exterminador de gordura existe?) não existe comprovações científicas sobre os benefícios no emagrecimento com a suplementaçao da L-carnitina, a atividade física que apresentou um fator determinante nesse processo de perda de peso junto com um controle nos hábitos alimentares.

     O ácido linoléico conjugado (CLA), que representa um conjunto de isômeros do ácido linoléico (18:2 n-6), de tem sido considerado um potente agente anti-obesidade, pelas suas possíveis propriedades moduladoras no metabolismo lipídico (MOURÃO, 2005). Entretanto, seu efeito quanto à perda de peso ainda é controverso. O CLA é encontrado em maiores concentrações na gordura de ruminantes, como, por exemplo, carne de gado, laticínios, entre outros.

     Em estudos feitos em ratos e camundongos demonstraram a diminuição da gordura corporal em grande parte dos casos e um aumento na massa magra (vou disponibilizar os artigos ao final da postagem), mas não houve uma diminuição expressiva no peso corporal.
Uma tabela apresentada por MOURÃO (2005) mostra que não houveram respostas significativas com a suplementação com o CLA, ele fez um apanhado geral dos trabalhos que existiam a respeito para tentar entender melhor o mecanismo do ácido linoléico conjugado
.
      Ainda não existem comprovações científicas de que a suplementação com CLA reduza o peso corporal ou o índice de massa corporal em humanos, porém algum efeito relacionado à redução do tecido adiposo parece ocorrer com doses acima de 3g de CLA por dia, especialmente na região abdominal de homens
obesos, e no tecido muscular esquelético.

     É importante ressaltar ainda que alguns efeitos indesejáveis relacionados ao uso do CLA foram encontrados tanto em estudos com humanos quanto em animais, como aumento da resistência à insulina, aumento da glicose e insulina de jejum; elevação da peroxidação lipídica, redução da HDL-colesterol em indivíduos com síndrome metabólica (dislipidemia, hiper-tensão) tratados com o isômero 10-trans, 12-cis36.

     Podemos concluir que a atividade física e bons hábitos alimentares são a base para um emagrecimento saudável e garantido, sempre surgirão novas substâncias e medicamentos para o emagrecimento rápido, mas sempre desconfie, procure se informar o máximo possível, pois existem mitos efeitos colaterais que não são divulgados pela mídia, e o mais importante, cada corpo responde de uma maneira diferente a mesma substância, logo os resultados alcançados não serão os mesmos.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Referências:

ASSMANN, A.F.; MADALENO, J.M.; e colaboradodes. Ácido Linoléico conjugado afeta composição corporal, metabolismo e expressão gênica. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo v. 3, n. 15, p. 217-231, Maio/Junho, 2009. (DOWNLOAD)

CANEPPELE, M. Suplementação de acído linoeico conjugado como fator de redução do percentual de gordura em mulheres. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo v. 2, n. 12, p. 424-429, Novembro/Dezembro, 2008. (DOWNLOAD)

FALUBA, A.N.; ALVES, J.C.; e colaboradores. A suplementação de ácido linoleico conjugado (CLA) possui efeitos positivos  em obesos e não promove alteração na composição corporal em eutróficos praticantes de atividade física. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo.  v. 3. n. 17. p. 379-390. Set/Out. 2009. (DOWNLOAD)
 
LIMA, C.S., CAVALCANTE, T.D.G. Influência da suplementação de ácido linoléico conjugado (CLA) sobre a composição corporal de homens e mulheres. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo v. 2, n. 12, p. 414-423, Novembro/Dezembro, 2008. (DOWNLOAD)

MOURÃO, D.C.; MONTEIRO, J.B.R.; e colaboradores. Ácido linoléico conjugado e perda de peso.Rev. Nutr., Campinas, 18(3):391-399, maio/jun., 2005. (DOWNLOAD)

2 comentários:

  1. Júlio mas eu falei a respeito Ácido Linoléico comum não o conjugado.

    ResponderExcluir
  2. Bruno, eles tem o efeito semelhante, o mesmo príncipio ativio, para suplementação é usado o conjugado, mas nem colocam quando vão vender, fica melhor só ácido linoléico.
    Mas se tiver mas coisas vai cometando que vou pesquisando aqui, brigadão!

    ResponderExcluir