segunda-feira, 4 de julho de 2011

A influência da natação para portadores de paralisia cerebral no Projeto Interagir

 
Júlio César Alves Tomaz ; Eveline Torres Pereira (Orientadora); Fernanda Tamires de Oliveira ;  Liana do Vale Reis ; Elizângela Fernandes Ferreira ; Whiara Alves Ferreira.

            O trabalho tem como objetivo principal relatar os avanços que foram alcançados por um aluno inserido no Projeto Interagir: Atividade Física Adaptada, em parceria com o Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa, APAE, APAE- rural e APONE situadas em Viçosa e academias da cidade. O aluno em questão tem dezessete anos e apresenta um quadro de paralisia cerebral congênita do tipo espástica, caracterizada por maior comprometimento dos membros inferiores em relação aos superiores (diplegia), apresentando tônus muscular aumentado e uma grande dificuldade de equilíbrio. As aulas acontecem duas vezes por semana com duração de cinquenta minutos, são dividas em três etapas: alongamento, parte principal e relaxamento. As atividades consistem em fortalecimento muscular e são realizadas em meio aquático aquecido para aumentar os estímulos corporais em decorrência do relaxamento muscular. O objetivo é adquirir uma maior independência em atividades diárias, aumentando sua auto-estima e a socialização. Ele iniciou no projeto Interagir em agosto de 2008 dando continuidade às atividades realizadas pela equipe multidisciplinar do Sarah Kubitschek, no qual o mesmo ainda é atendido. Houve um grande progresso psicomotor, possibilitando ao aluno uma maior independência observada durante a realização das atividades, através de relatos familiares e dos voluntários do projeto em questão. Justifica-se assim a importância do projeto, visto que o trabalho de fortalecimento é essencial, pois, durante o desenvolvimento integral da criança, há um ganho de massa muscular que influencia diretamente no equilíbrio da mesma.

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