segunda-feira, 4 de julho de 2011

Projeto Interagir: Atividade Física Adaptada

Júlio César Alves Tomaz ; Eveline Torres Pereira (orientadora).  Fernanda Tamires de Oliveira ; Dallila Tâmara Benfica; Liana do Vale Reis.

Introdução: O Projeto Interagir nasceu no ano de 2005 com o objetivo de fornecer oportunidades a prática de atividade físicas para portadores de necessidades especiais. Formaliza parcerias com o Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa e APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), APAE – Rural e APONE (Associação de Portadores de Necessidades Especiais) atendendo a cidade de Viçosa e região, perfazendo o atendimento de aproximadamente cem indivíduos portadores de necessidades. Objetivo: O ponto culminante do projeto está na melhora da qualidade de vida dos indivíduos, tornando-os a priori capazes de executarem as “atividades de vida diárias” (AVD’s) e a posteriormente dar-lhes confiança da necessidade se fazerem-se autônomos, para tomarem parte de escolhas sociais.  Objetivamos também, desenvolver as capacidades físicas e intelectuais, estimulando a psicomotricidade. E por fim, procuramos instigar profissionais das áreas de educação física e afins para o interesse de pesquisa nesta área. Metodologia: A metodologia de trabalho é a intervenção na forma de atividades estimulantes, preferencialmente de abordagem psicomotora aplicadas regularmente, duas a três vezes por semana, variando de acordo com a especificidade atendida, de aproximadamente cinqüenta minutos subdividas em aquecimento, parte principal e alongamento/relaxamento, com atendimento individualizado quando necessário. Para o bom desenvolvimento das aulas são planejados semestralmente programas específicos, variando de acordo com a capacidade de execução do indivíduo, conseqüentemente, respeitando suas limitações, reforçando suas qualidades e retificando as dificuldades, oportunizando ainda a estimulação pelo gosto, aprendizado e formas de execução. Resultados: Os participantes do projeto Interagir têm oportunidade de vivenciar atividades alternativas, como por exemplo, torneios e competições, visando à maior participação através da  socialização e cooperação fazendo-se incluir em diversos ambientes que compõem a sociedade. Conclusão: Por meio de relatórios operacionalizados verificamos o desenvolvimento e a evolução do ingresso no programa e, com isso, dinamizamos o atendimento ministrando as atividades de acordo com a singularidade de cada um. Observamos que a coordenação motora aparece como a capacidade física mais difícil de manter, entretanto, o envolvimento social e o convívio com a família e a escola são percebidos positivamente e crescentes nos relatados de amigos e pessoas próximas da equipe multidisciplinar das associações atendidas, o que justifica a continuidade e a importância efetiva do projeto Interagir.

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