sábado, 23 de março de 2013

Agachamento: Vilão ou Herói?

Existe uma série de mitos sobre o agachamento que ainda causam uma grande resistência quando o mesmo é introduzido em algum treino, hoje já conhecemos os benefícios do agachamento e conhecemos o suficiente para saber que se feito da forma correta é um dos exercícios mais completos que podemos encontrar.

Quando vemos alguém executando o agachamento, logo pensamos em observar os joelhos, para que o movimento não cause nenhuma lesão, mas de conde vem essa informação? e ela é verdadeira?

No nosso corpo existe um ponto onde todas as forças se anulam, e este ponto e chamado de Centro de Gravidade (CG), este está relacionado a aplicação de força em uma determinada região quando mudamos nossa posição do corpo no espaço, na posição ortostática (nossa posição natural ele se encontra próximo da região do umbigo.

Logo, quando alteramos nossa posição inicial movimentamos nosso centro de gravidade, aumentando a força em uma região específica, o que nos causa o desiquilíbrio.

Quando realizamos o agachamento livre (posição correta), jogamos o nosso quadril para trás e nossa cabeça para frente, com isso deslocamos o centro de gravidade para frente gerando um tensão maior na lombar e glúteo, regiões fortes que consegue suportam uma carga mais elevada (lembrando que é necessário um fortalecimento antes da sua execução).
Quando agachamos com os joelhos para frente esse pressão é aumentada devido a posição do centro de gravidade e para piorar quando o joelho se encontra em 90 graus, existe uma maior compreensão patelo-femural, aumentando o risco de lesão, e para piorar a lombar tende a se retificar diminuindo o seu suporte de sobrecarga, potencializando a chance de lesões.

O Agachamento livre é um exercício excelente que pode ser realizado por todos, respeitando as suas particularidades e adaptando conforme suas necessidades, essas adaptações devem ser feiras por um educador físico, assim como a sua prescrição.

A figura abaixo mostra os principais erros no agachamento livre e os principais músculos envolvidos na sua execução:


Fonte:



Nenhum comentário:

Postar um comentário