quarta-feira, 13 de março de 2013

Treino longo x Treino curto: qual a melhor opção para você?


Escolher o treino vai depender de muitos fatores, entre eles os fatores: idade, gênero, estilo de vida...

Hoje sabemos que os treinos mais curtos são mais eficientes, tanto para o emagrecimento, quanto para o ganho de massa muscular, mas ele deve ser feito da forma correta e pelas "pessoas corretas".
Quando um treino geralmente dura de 30 a 40 minutos isso não quer dizer nada, a grande palavra chave vai ser: qual foi a INTENSIDADE do meu treino?

Intensidade: está relacionado principalmente a carga utilizada (não somente a carga).
Volume: um treino que tenho vários exercícios (não somente o número de exercícios).
Sendo que estas duas variáveis seguem caminhos opostos, ou seja, são inversas. Quanto mais intenso for o treino, menor será o seu volume e quanto maior o seu volume, menor será sua intensidade.

Partindo disso, eu pergunto: 
porque os treinos curtos são mais eficientes?

Quando um treino é realizado de forma curta e intensa, as adaptações que o nosso corpo sofre são mais benéficas do que um treino volumoso e menos intenso, relacionados a emagrecimento e condicionamento físico. 
O ponto que quero chegar é que não são todos que estão preparados para fazer esses treinos, é necessário uma base muito sólida para que não ocorram lesões, logo é necessário seguir uma sequência adequada de exercícios até que você posso chegar nesse tipo de treino.

A frequência cardíaca aumentando e diminuindo com frequência durante o treino é excelente para o coração (de quem já está com a base consolidada) e está frequência cardíaca alta vai auxiliar em um maior gasto energético devido ao seu efeito pós exercício (efeito EPOC), que pode ser entendido como um manutenção elevada da frequência cardíaca pós treino que vai exigir mais energia do corpo para se recuperar e vai transportar mais nutrientes. Existem diversos fatores, mas não vamos citá-los nesta postagem.

O que quero deixar claro é que o treino curto é o mais eficiente quando falamos de condicionamento físico e emagrecimento, devido aos fatores citados anteriormente, mas não pode ser realizado por todas as pessoas, existe um estrutura coordenativa e física necessária para que esta seja feita com segurança.

"Procure a orientação de um profissional de educação física antes de iniciar uma prática esportiva."

Nenhum comentário:

Postar um comentário