sábado, 29 de setembro de 2012

Treino de Hipertrofia - Como alcançar seus resultados


Chega um ponto que precisamos dar estímulos diferentes para o nosso corpo, pois ele se adapta de uma forma tão eficiente, que pode atrapalhar no seu treinamento se não ocorrer uma  mudança na hora certa. Conheça alguns métodos de treinamento e sua progressão para deixar seu treino mais dinâmico e alcançar seus resultados.

Podemos definir hipertrofia como uma resposta positiva do corpo a um estímulo externo. Este estímulo vai causar pequenas lesões na nossa musculatura, que serão recuperadas e "melhoradas" com a recuperação e alimentação adequada.

Uma pergunta bastante comum é como eu faço para ter hipertrofia? Então, essa resposta é simples, todo treino de força (que envolva uma resistência externa) vai causar hipertrofia, o desafio é conseguir manter essa hipertrofia ao longo dos anos.
Vou colocar alguns treinos, respeitando uma progressão de dificuldade, lembrando que força está relacionado diretamente com a capacidade de alongamento e encurtamento do músculo, logo é essencial ter um músculo bem alongado.

O seu músculo não sabe quantas repetições você está fazendo, ele sabe o tempo de estímulo que você está realizando, logo o que diferencia uma treino do outro é basicamente o substrato energético que será utilizado.

Treino de adaptação - Iniciante
Este treino inicial é fundamental que o aluno conheça os movimentos e aumente suas conexões nervosas, nesta fase ocorrer uma ganho de força muito grande, mas é uma mudança neuromuscular, a hipertrofia ocorrerá de força discreta. A carga não é nosso foco neste treino. Um número interessante para uma adaptação é realizar esse treino de 12 a 15 sessões. O treino aeróbico vai auxiliar nesta fase inicial, pois vai aumentar a vascularização e mais nutrientes vão estar a disposição. 
Este treino os exercícios devem ser feitos sem intervalo, realizar 1 trio+1 trio+1 dupla.

Exercício
Série
Repet.
Carga
Cadeira extensora
3
15

Flexão de braço
3
15

Abdominal supra solo
3
20

Cadeira flexora
3
15

Remada convergente fechada
3
15

Banco Lombar
3
20

Panturrilha máquina
3
20

Cadeira adutora
3
15

Treino aeróbico - 15' - Intenso

Treino de hipertrofia 1
Este treino apresentará mais resultados visíveis no seu corpo, você executara dois exercícios para grupos musculares grandes, o que vai facilitar o processo de hipertrofia e como haverá um descanso entre os treinos, o corpo conseguirá se recuperar com eficiência.
A carga deve ser o suficiente para terminar as 12 repetições, entre  70 e 80% da sua repetição máxima aproximadamente. Intervalo de 20'' após a dupla.

TREINO A
Exercício
Série
Repet.
Carga
Leg 180
3
12
 X%
Supino convergente
3
12
 X%
Prancha frontal
3
30''
 X%
Rosca direta halter
3
12
 X%
Cadeira extensora
3
12
 X%
Crucifixo halter
3
12
 X%
Panturrilha
3
20
 X%
Cadeira abdutora
3
12
 X%
Treino aeróbico - 15' - intenso

TREINO B
Exercício
Série
Repet.
Carga
Mesa flexora
3
12
 X%
Pulley frontal
3
12
 X%
Prancha lateral
3
30''
 X%
Triceps Polia alta pronação
3
12
 X%
Cadeira flexora
3
12
 X%
Remada curvada no cross supinada
3
12
 X%
Lombar maquina Isometria
3
20
 X%
Graviton
3
12
 X%
Treino aeróbico - 15' - intenso

Lembrando que é fundamental procurar um educador físico para montar o seu treinamento, o que estou passando aqui são dicas para entender como funciona a montagem do seu treino.
Vou postar na próxima postagem a continuação deste treinamento.

"Para mim a vida é continuar sempre faminto. O significado da vida não é simplesmente existir, sobreviver, mas seguir em frente, subir, alcançar e conquistar.(Arnold Schwarzenegger)

Nenhum comentário:

Postar um comentário