domingo, 26 de junho de 2011

Curso de Futebol - Alexandre Grasseli

Curso ministrado pelo Técnico Alexandre Grasselli (UFV - 2010)

Treinamento técnico por posição no futebol


- Fundamenta a categoria de base (títulos)
­- Boa relação com o técnico do profissional
­- Futebol moderno: Fornecer as melhores condições possíveis, alimentação de qualidade, moradia, transporte, equipamentos de qualidade, lugar adequado para treinar, entre outros.
 
Rendimento máximo (só se faz com estrutura e planejamento).
Rotatividade muito grande.
­- Onde ele se encaixa no contexto?
Realiza uma conversa individual com cada jogador, pergunta coisas como, o que quer no clube? Quais são os seus planos no clube? Esse tipo de pergunta pode ajudar a descobrir possíveis jogadores que não tenham objetivo.
­- Treinador de base (tem que dar lucro ao clube)
­- Sistematização (etapas, evolução racional, padrão para as atividades)
­- Controle (controlar o processo, os jogadores, suas decisões)
­- Avaliação (a primeira coisa que se deve fazer é o planejamento, tem-se que avaliar o dia-a-dia do jogador, para conhecer muito bem o seu time.
­ - Organização (Pensar nos treinos anteriormente, montar um cronograma com as  atividades que irá realizar e através disso montar os treinos com os objetivos dirigidos).
­- Categoria de base (é semelhante a uma linha de produção, vai sendo montada aos poucos e por etapas.
­- Existir uma relação entre os componentes físico, tático e técnico, sempre pensando no seu objetivo, não importando se ele está a curto ou longo prazo.
Aproximar o treino da realidade do técnico (cada técnico tem seu modo de treinar e conduzir o time)
­- Fundamento técnico: são gestos motores realizados pelos jogadores, específicos de cada modalidade.
­- Treinamento técnico (Deve existir desde a iniciação e tem a finalidade de auxiliar na execução do praticante, ele vai ser trabalhado individualmente, depende da motivação e força de vontade do jogador).
Executar com o máximo de eficiência com o menos esforço possível (para isso, a disciplina é fundamental).
Sempre que for possível colocar a bola na atividade (com objetivo de tornar a atividade o mais normal possível).


­- Fundamentos técnicos básicos:
* Passe;
* drible/finta;
* domínio;
* cabeceio;
* finalização;
* condução.
      Direcionar os fundamentos de acordo com a deficiência da equipe.
­- Fazer a transferência da teoria para a prática.
­- Diversificar um mesmo tipo de fundamento (vários tipos de passe, curto, médio e longo, por exemplo).
­- Treino técnico nas categorias de base.
­- Filmar os treinos (mostrar para os jogadores, pois através dessa filmagem eles podem ver onde estão errando e onde podem se posicionar em determinada jogada).
­- Aliar o técnico analítico e o situacional
­- Saber executar bem não quer dizer que vai saber ensinar bem.
­- Rotina psicológica (focar a atividade realizada).
­- Trabalhar a lateralidade (realizar o mesmo número de atividades com ambas as pernas)
­- Cabeceio (existem diversos fatores que interferem na execução e a sua utilização vai depender da posição que o jogador ocupa.
Ele abordou que o cabeceio também tem uma relação com pré-disposição genética do atleta, esse que tem essa “habilidade” vai desenvolver melhor que alguém que não a tenha, mas mesmo não tendo o cabeceio pode ser trabalhado a fim de aumentar a chance de acertos.
­- Focar as deficiências dos jogadores e reforçar as habilidades.
      - Quando ocorre um aumento na força existe uma diminuição da precisão.
­- Treinos para trabalhar a lateralidade:


Exercícios práticos:

Os jogadores estão de vermelho e as setas mostram o sentido da bola.
Os jogadores começam trocando passe um para o outro com a perna direita, de acordo com a figura ao lado, realizam algumas vezes a atividade nos dois sentidos (ida e volta), mas mantendo a perna direita, posteriormente realizar a mesma atividade com a perna esquerda, em seguida cada jogador deverá realizar o passe com uma perna, para isso terão que prestar atenção em quem está dando o passe, você vai trabalhar a lateralidade e atenção dos jogadores.

 
  
Os jogadores de vermelho são os atacantes, os de verde os zagueiros fazendo a marcação, a linha preta é a trajetória da bola e a pontilhada é para onde os jogadores vão se posicionar.
Os passes devem ser realizados com a direita seguindo a ordem da atividade, só que agora foram acrescentados dois atacantes e dois defensores. Quando a bola chegar ao atacante 1 ele deverá ir no sentido do gol e finalizar com a direita, mas o defensor 2 deverá interceptar esse atacante. Em seguida realizar a mesma atividade com a perna esquerda. Para dar mais dinâmica a atividade, posteriormente os atacantes só podem dar 1 toque na bola, exceto o jogador 1, que deve dominar e finalizar para o gol.


- Importante repetir alguns treinos (colocando um elemento diferente, mas mantendo o mesmo objetivo da atividade). 
Fazer anotações dos treinos com o intuito de antecipar futuras situações. 
Treino para drible/finta - Os jogadores de vermelho são os atacantes e os de verde os zagueiros, as linhas são as movimentações dos zagueiros e a pontilhada do atacante. 
Os atacantes vão tocar a bola e um de cada vez vai tentar fazer o gol, o objetivo da atividade é trabalhar o drible, a criatividade, situação sobre pressão, para isso quando o atacante estiver indo atacar, um zagueiro vai subir pela lateral impedindo o atacante de seguir a jogador pelas laterais, então ele será obrigado a jogar no centro do campo e próximo a grande área vai existir um 2º zagueiro que vai tentar tomar a bola, com isso o atacante tem que passar pelo zagueiro (1x1), a atividade pode variar posteriormente com os ataques pelas laterais e o outro zagueiro fechando no meio, conduzindo o atacante a jogar pelos cantos.

 
Vídeo motivacional é muito importante (mas deve ser dado em momentos   específicos, momentos de pressão psicológica, pois se for dado em todos os  jogos os jogadores vão se acostumar e não surgirá efeito).
­ Treino de finalização (chute) - Os jogadores de vermelho vão formar uma fila e outro ficara afastado do grupo e ficará encarregado por dar o passe para o restante finalizar, a linha pontilhada indica os caminhos que a bola pode percorrer.
Os jogadores formam uma fila  com uma distância média do gol, é o jogador número 1 vai dar diferentes tipos de passe para o resto do grupo finalizar. Primeiramente só passes longos e finalização com a direita, depois a perna oposta, em seguida passes curtos e novamente perna direita depois esquerda, sendo que eles tem que finalizar de primeira, em seguida não precisar falar onde vai ser o passe, o jogador fica responsável por finalizar da melhor maneira possível. 
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- Atacante tem que ter um padrão de movimento.
­- Fundamentos técnicos refinados.
Cruzamento, lançamento, tempo de bola, chute, proteção de bola, bola parada, todos esses fundamentos exigem uma destreza maior do jogador, mas que pode ser trabalhada como todas as outras.

Treino para cruzamentos - Os que estão de azul são os cones e o de vermelho é o executante, as linhas pretas são as trajetórias percorridas pelo jogador. 
Primeiramente o jogador deverá conduzir a bola pelo lado de fora até chegar próximo a
linha de fundo e executar o cruzamento, esse deve ser feito primeiro, pois o jogador estará de frente para onde vai chutar a bola, em seguida deverá correr em linha reta e fazer o cruzamento, esse é um pouco mais difícil, pois ele fará o cruzamento de frente para a bola e não para onde vão chutar, as trajetórias podem ser alteradas de acordo com o decorrer da atividade.

­- Bolas paradas (zagueiros se posicionam dentro da área e ficam parados esperando o cruzamento, pois ficam de frente para a bola e é mais fácil para o goleiro sair na bola se os estiverem estáticos).
­- Níveis de treinamento técnico (fundamentos).
Aprendizado: Uso da perna não dominante.
Desenvolvimento: Adiciona o fator força.
Rendimento máximo: ocorre um aumento na precisão, fica mais complexo.
­- Métodos de treinamento técnico
Analítico: os fundamentos vão ser trabalhados.
Situacional: treinar uma situação de jogo específica.
Em forma de jogo: aproximar do jogo real, adaptando as situações.
­- Treinamento técnico por posição.

Não colocar em uma função sem antes conhecer o jogador.
­- O sistema de jogo deve ser o mais flexível possível, deve se adaptar ao time, aproveitar cada qualidade e usá-la ao seu favor.
­ - A função do jogador está relacionada com a função que joga e os fundamentos técnicos mais importantes que ele utiliza.
- Função do jogador:
Ofensiva: com a bola.
Defensiva: sem a bola. 
Essas ações devem acontecer para todos os jogadores.

­- Montar um mapa da sua equipe (para decisões futuras mais bem pensadas).
­- Montar a sua nomenclatura, pois ela vai possibilitar um melhor domínio dos jogadores.

 
­- Copa do mundo (2010)
Regressão das seleções africanas
Ascensão das seleções dos Estados Unidos, Japão e Coréia.
­- Não podemos comparar as seleções de acordo com as décadas, pois cada uma estava inserida num contexto.
A ênfase era sobre as habilidades técnicas, pois não tinham o preparo físico que os jogadores têm hoje.
­- Futebol é uma mistura de força e arte.
­- Empresário (grande vilão dos clubes)
­- Base do futebol moderno
Inteligência de jogo: superar uma situação contra uma equipe adversária ou uma situação não favorável.
Habilidade técnica.
Equilíbrio emocional: é fundamental no futebol, consiste em controlar as emoções e não deixar que elas interfiram nos seus objetivos.
Força e velocidade: é a nova tendência no futebol moderno.
­- Componente técnico
      * Individuais
      * Grupo                        
      * Coletivos
­- Princípios ofensivos:
Apoio, abertura, profundidade, mobilidade, penetração.
- Princípios defensivos:
Compactação, equilíbrio, recuperação, retardamento.
­- Tática:
O que fazer? (de acordo com a situação).
Como fazer? (qual a função).
Onde fazer? (posicionamento no campo).
Quando fazer? (táticas específicas).

 
­- Mapeamento (a primeira coisa a ser feita, o técnico deve conhecer cada jogador).
­- Como adquirir comando? (respeito ou medo).
Através do planejamento, mostrar de onde você veio e onde quer chegar com aquele grupo e profissionalmente.
Tomar cuidado com as regras.
­- O jogador é essencialmente carente.
­- Não deixar o jogador ocioso, dar trabalho para o jogador para ele se sentir útil, prestativo.
Mostrar para ele porque ele ocupa aquela posição, quais são as razões por ele está ali e quais os critérios você usou para o mesmo.
­- Habilidades:
Técnica, humana, social, contextual (cultural).
­- Princípios para a estruturação de uma equipe forte.
Idéia de jogo: é adquirida através de conhecimentos e experiências que são assimilados ao longo do tempo.
Características dos jogadores: Avaliação e conhecimento de cada jogador.
­- Definição do sistema
Característica, posição e função (4x3x3, 4x4x2, 3x5x2, 4x1x2x3).
­- Modelos de treinamento para capacidade tática:
1x1 (com sobra e zona delimitada)
2x1 (sem sobra e com zona de finalização)
2x1 (com pressão no homem da bola)
3x2 (com zona de preparação e finalização)
Ações específicas de setores (defesa, armação e ataque).

Treinamento por setores - Os jogadores de vermelho são os atacantes e os de verde são os defensores, as setas indicam a trajetória dos jogadores e o espaço de meio de campo delimitado pelas pontilhadas é onde vai ocorrer o jogo.
Deve ocorrer um “jogo” dentro do espaço delimitado no meio de campo (8x8), o time que conseguir dar 10 passes entre si ganha um ponto, se o outro time recuperar a bola recomeça a contagem, ganha quem fizer 5 pontos primeiro. Em seguida devem continuar os 8x8 só que agora qual equipe conseguir dar 5 toques primeiro vai sair com 3 jogadores  e ir em sentido ao gol, só que existe 3 defensores que não podem deixar que eles façam o gol, a jogada tem que ser feita pela lateral, após a jogada eles devem voltar rapidamente pois está em menor número no meio de campo, assim que fizerem o gol ou perderem a bola outra bola será soltada no meio de campo e continuará a atividade, sendo que se a outra equipe conseguir dar os 5 toques ela sairá para o lado oposto ao do adversário.
 

­- Ações conjuntas de setores.
­- Zonas do campo e suas ações específicas.
­- Pré determinação de ações com seqüência livre.
­- Jogo com seqüência crescente, iniciando do 11x1 até 11x11.
Dentro desse jogo colocar metas, número de passe, tempo determinado para marcar gols, número de atletas envolvidos, entre muitos outros.
- Reforçando que o sistema tem que ser flexível.
4x4x2 QUADRADO – Pouca variação, sistema de cobertura.
4x4x2 LOSANGO – Cobertura defensiva do volante, apoio ofensivo do meia atacante, criação do corredor pela esquerda e pela direita, maior flexibilidade.

Autor: Júlio César Alves Tomaz

Um comentário:

  1. Julio muito bom esta postagem sobre futebol , sempre que posso, estou estudando sobre futebol.
    Um abraço
    Fernando Moura
    www.vivendoavidacorrendo.blogspot.com

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