Está confirmado que a atividade física é uma ferramente fundamental para uma vida saudável e balanceada, mas de nada adianta se nossa alimentação não acompanhar essa rotina. Uma alimentação equilibrada vai ser responsável por 60% dos seus resultados. Outro ponto importante são os horários que devemos comer. Se não forem respeitados os seus objetivos serão alcançados, mas de uma forma menos eficiente.
Outro ponto fundamental é não se preocupar com a balança, lá você encontrará apenas os números, preocupe-se com o processo e colherá bons frutos...
Antes de iniciar qualquer prática de atividade física procure um educador físico e um nutricionista para montar um dieta específica para seu objetivo.
Alguns pontos a serem observados:
- O seu valor de ingestão calórico diário tem estar equivalente ao seu nível de atividade física, nem para mais, nem para menos.
- Manter o corpo hidratado, não só para manter o funcionamento do organismo, mas também para o desempenho esportivo.
- Diminuir o consumo de alimentos industrializados vai otimizar seus treinos.
Você já conhecia?
Anti-inflamatórios: Produzem substâncias anti-inflamatórias, são os alimentos ricos em ômega 3: peixes de água fria (salmão, sardinha), semente de linhaça.
Antioxidantes: Diminuem os radicais livres que danificam e envelhecem as células, aumentam a resistência imunológica, são eles: alimentos ricos em carotenoides como mamão, tomate, espinafre, goiaba, cenoura, beterraba, couve, chá verde, uvas, frutas cítricas.
Carboidratos complexos: cereais, pães, arroz, torradas, macarrão integrais.
Gorduras: Óleo de coco, azeite de oliva, castanha do Pará, nozes, amêndoas, semente de linhaça.
Construtores: Também podem fornecer energia, principalmente quando as reservas de carboidratos estão baixas, porém não é sua principal função, pois são utilizadas para promover o crescimento, desenvolvimento e regeneração dos tecidos corporais, como músculos, tecidos moles, e enzimas. Proteínas de origem animal: leites, iogurtes, queijos, aves, ovos, peixes, carne bovina. Proteínas de origem vegetal: leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico).
Para que você chegue mais de forma saudável e equilibrada no seu objetivo é necessário dosar todos esses fatores, por isso é fundamental o acompanhamento de um profissional da área.
Nenhum comentário:
Postar um comentário