A taurina, ou ácido 2-aminoetanosulfónico é um ácido orgânico, contendo enxofre, encontrado na bílis. É um dos aminoácidos não-essenciais mais abundantes do nosso organismo, especialmente no sistema nervoso central, nos músculos esqueléticos, no coração e no cérebro (bem como nos intestinos e ossos esqueléticos).
A taurina é um aminoácido essencial para os gatos. Age com a glicina e o ácido alfa-aminobutírico como um transmissor neuroinibidor. É sintetizado, no fígado e no cérebro, a partir da metionina e cisteína, juntamente com a vitamina B6. A taurina é o único ácido sulfónico conhecido a ser produzido por meios naturais.
A Taurina atua como emulsionante dos lípidos, no intestino delgado, promovendo a sua absorção intestinal, já que é um dos ácidos mais abundantes da bílis (o ácido quenodesoxicólico). A taurina age ainda como transmissor metabólico e fortalece as contrações cardíacas.
Utilização da Taurina?
- A taurina, como um suplemento dietético para atletas, é comercializada em forma de pó, ou em cápsulas para ingestão oral.
- A taurina está sendo incluída em formas energéticas que contém vitaminas (especialmente do grupo B), carboidrato e cafeína por sua capacidade estimulante.
- Está normalmente preparada em combinação com creatina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário