quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Alongamento para corrida funciona?

 
          
               Quem começa um programa de corrida precisa saber que o progresso é muito mais rápido do que se pensa. Novatos têm inúmeras vantagens sobre veteranos na atividade física. Na fase inicial, quando as pessoas abandonam o sedentarismo, os resultados aparecem em pouco tempo. Em cerca de dois meses, já é possível perceber a diferença, pois o ganho de massa muscular e ou a perda de peso ocorrem em maior velocidade. Para quem já treina há mais tempo, as mudanças ocorrem mais vagarosamente e muitos acabam ignorando alguns componentes que participam de um programa de condicionamento físico. O componente que muitos iniciantes e veteranos ignoram são os exercícios de alongamento. Geralmente para alguns corredores os exercícios de alongamento praticamente não fazem parte de sua programação. Na verdade deveríamos dar uma maior importância aos exercícios de alongamento.


                A flexibilidade é um dos componentes essenciais de um programa de condicionamento equilibrado que envolve também exercícios cardiovasculares e musculares. A maior extensão do movimento que acompanha a flexibilidade traz vantagens no programa de musculação, por exemplo, pois usar a extensão apropriada de movimentos é desenvolver músculos integralmente. Os alongamentos não aquecem a musculatura, apenas alongam as fibras. Existem muitas teorias sobre alongamento. A minha preferida é aquela que não recomenda realizar exercícios de alongamento sem ter feito um aquecimento prévio, pois o músculo não estará devidamente lubrificado e aquecido para que possa ser alongado. Dê uma atenção especial para o alongamento, principalmente após os treinos. É importante destacar a especificidade dos exercícios, ou seja, devem estar relacionados com o tipo de modalidade esportiva a ser desenvolvida.

                
                 Alongamento não previne, mas diminui a gravidade das lesões. Iniciar qualquer atividade física sem alongar depois de um prévio aquecimento para ganhar tempo pode ser um grande erro e trazer serias conseqüências no futuro. Como sugestão, além de realizar seus alongamentos após sua sessão de corrida tente programar sessões de alongamento que tenham a duração de pelo menos 30 min. Uma boa dica são as aulas oferecidas nas academias.
                 Você já ouviu falar sobre alongamento consciente? São aulas que reúnem exercícios respiratórios de alongamento, auto-massagem e relaxamento. Esta aula tem como objetivo principal desenvolver sua consciência corporal e como conseqüência melhorar seu desempenho em outras atividades físicas. Outra excelente sugestão para os corredores seja ele iniciante ou veterano, são as aulas de yoga. O yoga é uma boa complementação do treinamento esportivo por oferecer a correção postural e principalmente o equilíbrio emocional. Segundo professores de yoga, trabalhar só com o físico é um engano. O certo é trabalhar através do corpo, para chegar a mente. O yoga atinge a parte interna de cada orgão e não a periferia. Todo o mal é eliminado pela raiz, desintoxicando o corpo para depois buscar o equilíbrio da mente.
                Como lucro, você ganha flexibilidade, equilíbrio e melhora sua respiração e provavelmente seu desempenho. Portanto, não menospreze seus exercícios de alongamento, que, quando for mais velho com certeza seu corpo agradece e seu bolso também com menos visitas a ortopedistas e fisioterapeutas. Bons treinos.

Para saber mais acesse :

http://www.corridasderua.com/health.aspx?i=186
http://www.corredorderua.com.br/
http://www.corridasderua.com/articles.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário