quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Mitos e Verdades: Academia

“Treinar de preto ou colocar plástico no corpo, queima mais calorias”.
MITO. Segundo Cavalheiro, o que promove a perda de calorias é a intensidade dos exercícios. O controle da freqüência cardíaca de acordo com a idade também ajuda na eliminação. Treinar de preto ou com plásticos no corpo fará o praticante suar mais, eliminando desta forma, líquido e não a gordura. “Suar mais significa que está regulando sua temperatura corporal”, diz.

"O exercício físico só funciona se sentirmos dor no dia seguinte”.

MITO. De acordo com o Personal Trainer, todo início de treinamento gera dor muscular porque o organismo não está acostumado com a prática. Porém, não é bom também manter o mesmo treino, utilizando as mesmas práticas. O grande segredo está em administrar estimulo x recuperação x novo estímulo, sempre respeitando as limitações da dor e tomando muito cuidado para que não virem lesões. “Treinar sempre com a mesma carga, mesmos métodos e mesmo tempo de recuperação, o nível de força permanece inalterado, mas o volume muscular diminui, não obtendo os resultados esperados”, comenta.
 “A musculação ajuda na correção postural”.
VERDADE. Muitas vezes a musculação é utilização de exercício para a correção postural. Com a identificação do problema de desvio postural por um profissional da área, pode-se planejar o treinamento específico para fortalecer os músculos afetados pela má postura. A análise do especialista deve identificar exercícios mais adequados a cada problema.

“Não se deve beber água durante a musculação”.
MITO. Nosso corpo é composto 70% por água. Pedro Cavalheiro afirma que só esse dado deveria bastar para explicar a importância da água no treino de musculação ou em qualquer área da vida relacionada à saúde. “Quem faz musculação deve tomar cerca de dez copos de água por dia. Ela também ajuda a metabolizar gorduras, impedindo que seu corpo tenha as famosas gorduras localizadas. E combate, também, a retenção de líquidos, que deixa seu corpo com o aspecto inchado”, cita.

“Musculação engorda”.
MITO. Estudos mostram que a musculação promove o emagrecimento similar aos exercícios aeróbios mais tradicionais como as caminhadas, as corridas e o ciclismo. “Os aeróbios utilizam a gordura como principal fonte de energia. Os anaeróbios como a musculação, emagrecem na mesma proporção. Pela ótica da Fisiologia, é que na hora do exercício, o corpo utiliza o glicogênio muscular como principal fonte de energia. Depois, como o organismo tem de repor, vai buscar nas gorduras essa energia, proporcionando o emagrecimento. O aumento da massa muscular acelera o metabolismo basal fazendo, à longo prazo, o corpo gastar mais energia parado”, comenta.
“Musculação na terceira idade, ajuda na qualidade de vida”.
VERDADE. Dedicar uma hora do seu dia para a atividade física faz bem à saúde em qualquer idade. O treino de força para a terceira idade é importante para as atividades básicas da vida diária como pegar uma caneta no chão, abrir um armário, estender uma cama, subir e descer uma escada e etc. “Além disso, há uma melhora cardiovascular e combate à osteoporose, obesidade, hipertensão arterial e diabetes”, diz.

“Exercício Físico libera endorfina (mesma substância de prazer relacionada ao sexo)”.
VERDADE. Endorfina é uma substância natural produzida pelo cérebro durante e depois de uma atividade física que regula a emoção e a percepção da dor, ajudando a relaxar e gerando bem estar e prazer.

“Treinar em jejum emagrece”.
MITO. É muito comum encontrar pessoas que fiquem horas em jejum a fim de reduzir o peso corporal. “Ao acordarmos, depois de 8 horas sem comer nossas reservas energéticas estão comprometidas e se formos praticar atividades físicas, ocorrerá uma queda na concentração de glicose sangüínea que já estava baixa, levando a uma situação de hipoglicemia que pode resultar em situações graves como perda de consciência, tremor, fraqueza e visão turva”, alerta Cavalheiro. O ideal é manter uma dieta balanceada com seis refeições diárias distribuídas a cada três horas, com alimentos saudáveis e ricos em proteínas e carboidratos em moderação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário