domingo, 1 de julho de 2012

Exercícios físicos e função cognitiva

Entenda como o exercício físico pode ajudar no processo de aprendizagem.
  
   Nós sabemos que a atividade física proporciona umma  série  de benefícios par ao corpo, como por exemplo, controle da pressão arterial, diminuição do percentual de gordura, melhora cardiovascular, entre muitas outras, mas o que muita gente não sabe, é que a atividade física interferi diretamente no processo de aprendizagem , melhorando o potência do cérebro para conectar e processar novas informações.
   Cerca de 80% da sinalização do cérebro é feita por dois neurotransmissores: o glutamato, que da inicio a cascata de sinalização e o ácido gama-amino-butírico (GABA) que modula a atividade.
   Existem três neurotransmissoress que são fundamentais no processo de aprendizagem e memória são a serotonina, ajuda  a manter a atividade cerebral e influencia no humor, a norepinefrina, que interferi no humor, atenção, motivação e percepção e a dopamina considerado o neurotransmissor do aprendizado.

Mas o que esses três neurotransmissores tem haver com a atividade física?
  Todos eles sofrem alterações quando praticamos atividade física, auxiliando na aprendizagem, memorização, atenção, percepção, bom humor entre muito outros fatores que auxiliam na compreensão das disciplinas ministradas dentro  das salas de aula.
    Outro proteína importante é o BDNF (fator neutrófico derivado do cérebro) que constroem e mantem os sistemas de circuitos celular, enquanto os neurotransmissores conduzem a sinalização, as neurotrofinas (BDNF) mântem o sistema em harmonia.
  Todas essas subtâncias citadas trabalham de forma mais eficiente quando se pratica atividade físicas regulares, foram comprovados que pessoas ativas apresentam mais facilidade de concentração, atenção, facilidade na aprendizagem, melhora na percepção.

Se você quer que seu cérebro  funcione com sua capacidade máxima, pratique exercícios físicos regulares e poderá usufruir dos seus benefícios.

Livro: Corpo ativo, mente desperta.
Autor: Dr. John J. Ratey e Eric Hagerman.
Editora: Objetiva.
Ano: 2012

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