domingo, 1 de julho de 2012

Uma nova Educação Física: condicionamento físico x esportes

     Pessoal, quando falamos em educação física, pensamos em esportes (principalmente o futebol) no Brasil, e na faculdade aprendemos que temos que oferecer aos alunos o maior número de vivências possíveis para que ele possa escolher o que fazer quando for mais velho.
Ai vem a minha dúvida, a maioria das pessoas não praticam esportes quando ficam mais velha, elas procuram academias, atividades aeróbias (natação, corrida, bicicleta), treinos de musculação e assim por diante. Estou fazendo este questionamento porque estou lendo um livro chamado: "Corpo ativo, mente desperta",que relata uma nova abordagem da Educação Física em algumas cidades dos Estados Unidos. 
     Os professores de educação fisica fizeram uma verdadeira revolução na estrutura das aulas, pois observaram que seus alunos estavam cada vez mais sedentários, eles começar a priorizar o condicionamento físico dos alunos e os esportes entravam de forma secundária, todos os alunos tinham um monitor cardíaco e tinham que manter sua frequência em uma determinada zona para conseguir a pontuação para passar de ano.
      Uma estratégia extremamente inteligente, pois os alunos que ficavam isolados nas aulas de educação física eram motivados a participar, sem que haja competição entre eles. Eles continuavam fazendo esportes, mas tinham que manter sua frequência em uma determinada zona para que consiga a pontuação da aula, respeitando o principio da Individualidade.
       E outra coisa interessante, o livro discute a mudança causada no cérebro pelo exercícios e chegam a conclusões fantásticas que grande parte da população não tem acesso. Uma delas é que a atividade aeróbica auxilia muito na aprendizagem durante as aulas de matematica, história, etc, por uma série de fatores explicados no livro. 

     Como educadores estamos preparando nossos alunos para as coisas certas? O que ele realmente vai precisar saber quando forem independentes, praticar diversos esportes ou entender como seu corpo funciona? O mais importante para eles serem independentes é conhecer os seus limites, como controlar uma série de fatores que vão lhe acrescentar mais longevidade, auto-estima, socialização e saúde.

Aconselho à todos lerem este livro, principalmente os profissionais da área da  saúde, pois ele trás uma abrodagem diferente sobre atividade física e qualidade de vida, e que vai ajudar a refletir em como está fazendo seu trabalho e como pode melhorar a vida do próximo.

Livro: Corpo ativo, mente desperta.
Autor: Dr. John J. Ratey e Eric Hagerman.
Editora: Objetiva.
Ano: 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário