sábado, 23 de junho de 2012

Lombalgia (dor nas costas) x Músculos do CORE

Todo mundo já passou ou conhece alguém que reclame de dor nas costas (na lombar), sejam sedentários ou pessoas ativas. Mas porque isso acontece? Como posso diminuir/parar como essa dor?  

      Muitos ja ouviram falar de um grupo de músculos chamado de CORE, localizados na região profunda do tronco. Muitas pessoas encontram impossibilitadas de fazer exercícios, pois possuem os músculos desta região enfraquecidos (inativos). São eles:

Multífidos (região posterior)
 Ação: Estabilização e extensão da coluna vertebral.  

Transverso do abdome (região anterior)
 Ação: Aumento da pressão intra-abdominal e estabilização da coluna lombar.  

Diafragma (região superior)
Ação: Inspiratório, pois diminui a pressão interna da caixa torácica permitindo a entrada do ar nos pulmões, estabilização da coluna vertebral e expulsões (defecação, vômito, micção e parto).

Assoalho pélvico (região inferior)

 É uma estrutura complexa formada por músculos, fáscias e ligamentos que engloba a pelve.
Ação: suportar os órgãos pélvicos, manter a continência urinária e fecal, além da função sexual.

Mas qual a relação desses músculos com a dor na lombar?

"Juntos, eles compõem um centro de força e estabilidade para o tronco e possuem as seguintes funções: (1) manter adequado alinhamento da coluna lombar contra a ação da gravidade; (2) estabilizar a coluna e a pélvis durante os movimentos, e (3) gerar força para os movimentos do tronco, prevenindo lesões. Em síntese, tais músculos funcionam como suporte para a coluna vertebral, se eles não existissem, não seria possível nos mantermos de pé." (fonte: educaçãofisica.com.br)

      Como eles são músculos profundos, não são estimulados o suficiente com os exercícios abdominais tradicionais, é necessário realizar exercícios isométricos, as famosas "pranchas" deve ser realizadas ventral, dorsal e lateral no ínicio do treino para treinar estes músculos profundos, estabilizadores, para em seguida incluir exercícios para aumentar a força e potência do CORE.

    O enfraquecimento desses músculos pode ocasionar conseqüências desagradáveis, como alterações na posição da bacia, flacidez abdominal e surgimento de hérnias nos discos intervertebrais, além de dores lombares. Por isso, dê estimulos aos músculos profundos do seu tronco, sinta-os, conheça-os e fortaleça-os, sempre com a orientação e a coordenação de um profissional fisioterapeuta e um educador físico.

LEMBRE-SE, TODO MOVIMENTO É INICIADO PELO CENTRO DO CORPO, LOGO ESTE DEVE ESTAR PREPARADO PARA RECEBER QUALQUER  ESTÍMULO.

Júlio César Alves Tomaz (julioatomaz@gmail.com)

Fonte:  

Nenhum comentário:

Postar um comentário