sábado, 4 de fevereiro de 2012

Correr e malhar ou malhar e correr?

  Júlo César Alves Tomaz

"Muitas pessoas perguntam se devemos correr primeiro antes do treino de força ou devemos fazer primeiro o treino de força para depois realizar o aeróbico, para responder essa pergunta devemos identificar qual o nosso objetivo".

Muitos atletas e esportistas realizam treinamento de força e resistência aeróbica para melhorar seu desempenho (LEVERITT Et al., 2003). Chamam-se treinamento concorrente os pragramas de treinamento que combinam força e resistência aeróbica na mesma sessão de treino (GOMES; AOKI, 2005)

Estudos confirmam que o treinamento concorrente melhora a capacidade aeróbica e resistência, entretanto, as melhoras são maiores quando o treinamento de resistência precede o de força, achado este de acordo com Levetritt Et al (1999). Logo se seu objetivo é melhorar a capacidade aeróbica e resistência, é indicado realizar primeiro os exercícios aeróbicos (treinamento de resistência sem alcançar a fadiga) e o treino de força.

Os estudos ainda não são conclusivos, mas uma explicação para que o ganho de força seja comprometido é um alto nível catabólico pode elevar a concentração de cortisol e reduzir a hipertrofia muscular, possibilitando um estado de overtraining. Resultados apontaram que não houve redução na produção de força em membros superiores após o treino de resistência aeróbico, mas ainda devem ser feitos estudos para quantificar a interferência nos membros inferiores.

Ao realizar o treino de força e em seguida o treino de resistência aeróbica foi observado uma diminuição da capacidade aeróbica se comparado ao treino inverso (aeróbico+força), mas para o ganho de força e hipertrofia é aconselhavel realizar o treino de força primeiro.

+ Artigos: DOWNLOAD

2 comentários:

  1. E eu não corro (de vez em quanto 10-15 minutes) acho que tudo o que precisa pode ser feito só com malhação, interval trainings

    ResponderExcluir
  2. Natalia, infelizmente a musculação não pode lhe oferecer tudo, se você for muito disciplina e não realizar intervalo entre seus exercício, vai conseguir manter sua frequência muito alta e aumentar o gasto energético e melhorar o sistema cardiorrespiratório, mas aconselho alguma atividade cíclica.

    ResponderExcluir