sábado, 25 de junho de 2011

Rosca bíceps - supinada, pronada e pronosupinada

      (Bíceps braquial)                        (Braquiorradial)
Bíceps       
Sua força de contração é maior com as mãos supinadas (6,4 mV). Isso de deve ao fato de que, nesta posição, o músculo encontra-se disposto de acordo com a conformidade óssea, ou seja, não há “estrangulamento” da ulna e rádio sobre o tendão do bíceps em sua inserção distal.
Já nas posições pronada e prono-supinada (2,6 mV e 4,7 mV, respectivamente), o tendão do bíceps encontra-se “estrangulado” pela ulna e pelo rádio na sua inserção distal, o que dificulta o atingimento da linha ótima de ação do músculo, fazendo o músculo produzir força relativamente baixa em relação à posição inicial.
As forças geradas nas posições supinada, pronada e prono-supinada são respectivamente, 6,4 mV,2,6 mV e 4,7 mV (Braquiorradial).  

Braquiorradial  
Nesta musculatura devemos considerar que, na posição supinada existe uma menor distância entre os sarcômeros e na pronada essa distância é maior devido ao alongamento do músculo, essas duas situações não são favoráveis para a contração, outro fator é que em posição pronada, mesmo o músculo sofrendo um pré-estiramento ele perde esse “beneficio”, pois seu tendão é estrangulada, dificultando a passagem de sinal (estímulo) para o músculo, resultando em uma contração não muito eficiente. Já na posição prono-supinada, o músculo encontra-se alongado de forma ideal para realizar a contração (linha ótima de ação) e como o músculo também foi pré-estirado ele possui maior capacidade de se contrair, nesse caso sem ocorrer o estrangulamento.
As forças geradas nas posições supinada, pronada e prono-supinada são respectivamente, 4,7 mV, 4,8 mV e 6,4 mV (Braquiorradial). 

Referência:
Cinesiologia e Musculação - Cláudia S. & Ronei Silveira - Ed. ArtMed 

Link para download: Cinesiologia e Musculação


 Autores: Carlos Alberto Duque e Júlio César A. Tomaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário