quarta-feira, 11 de julho de 2012

Melhore o seu condicionamento físico!

Primeiro é importante definirmos o que é condicionamento físico, porque muitas vezes ele é confundido com atividade física e exercício físico.

Atividade física: é qualquer forma de atividade muscular. Andar, fazer exercícios físicos, lavar louça. Enfim, o corpo se movimentando;
Exercício físico: é a atividade física planejada de forma a melhorar valência(s) física(s), contribuindo assim, com a melhora ou manutenção do condicionamento físico.
Condicionamento físico: é a interação de várias valências físicas, visando o melhor funcionamento músculo-esquelético e metabólico do indivíduo. As principais valências físicas relacionadas são: força muscular, potência, resistência cardiovascular, resistência muscular localizada e flexibilidade;
Logo, o condicionamento vai depender de alguns aspectos, como por exemplo, se pratica alguma modalidade, qual a idade, gênero, objetivo, genética. Podemos observar que somos condicionados para algumas tarefas e outras não,  este é o primeiro ponto, o condicionamento físico vai ser direcionado de acordo com o seu treino.

Resumindo, condicionamento está relacionado: a tarefa que vamos realizar, a via energética que vamos utilizar e quais valências vamos estimular.Sendo assim cada um vai procurar alguma resposta diferente, mas todos estes vão  se relacionar. 

Vou expor a minha opnião a respeito do assunto.
Acredito que devemos treinar o que vamos utilizar no nosso dia-a-dia, o que podemos fazer um transferência, e o mais importante, o que gostamos de fazer.
Grande parte das pessoas que procuram a musculação, falam que está é desmotivante e na maioria das vezes desiste no segundo mês. O primeiro passo é escolher uma atividade que você  goste, depois disso você conseguir observar os ganhos com mais naturalidade. Faça a atividade sem se preocupar com os resultados, os resultados são conquistados com a determinação e tempo.

Então, como melhorar meu condicionamento?
Se você conseguir relacionar estes três pontos, conseguirá melhorar seu condicionamento e sua qualidade de vida, estes itens citados servem para todas as coisas que fazemos, estudos, trabalho, relacionamentos.

- Primeiro - escolha uma atividade que seja prazerosa pra você.
- Segundo - treine movimentos que você usará no seu dia-a-dia.
- Terceiro - Coloque metas durante o seu treinamento.

Exercite-se pelo menos 3 vezes por semana, sendo que o treino deverá ter no mínimo 30 minutos de duração sem intervalo.

Treine todos os seus sistemas energéticos: anaeróbio e aeróbio, não é recomendado ficar só correndo ou pedalando, pois existe grande chance de se deparar com as lesões, pois são movimentos cíclicos, que envolvem musculauras específicas, por isso os exercícios de força são fundamentais, pois vão dar suporte para que seu corpo suporte uma carga de trabalho maior.

Use diferentes intensidades: leve, moderada e alta.

Respeito o seu corpo, o descanso é fundamental.

Não deixe o corpo acostumar com o exercício, troque os estímulos com frequência.

Alimente-se bem, e lembre-se de ingerir alimentos que contenham proteína após o treino, pois ele aumentará a velocidade de recuperação do seus músculos, deixando eles mais fortes.

Dê ao corpo o maior número de estimulos possíveis: nadar, correr, pedalar, escalar, lutar, pois assim você estará preparado para as mais diversas situações da sua vida.

Um exercício muito bom para melhorar o condicionamento geral é o Burpee:


Nenhum comentário:

Postar um comentário