quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Por que treinar Judô?

(Carlos Alberto Duque)

"O judô é uma das formas mais claras e rápidas de se entender que para vencer, é necessário cair, e que abaixar a cabeça não é sinal de medo ou acovardamento, mas sim de respeito ao próximo"

     Muitas são as respostas para esta questão, assim como muitas são as pessoas que se questionam sobre o porquê praticar artes marciais em uma época que a segurança se encontra dentro de casa, com os pais e entes queridos. Bem, respondo-lhes de uma forma muito simples. Por ter sido criado em uma cidade pequena, com 2000 habitantes, tive a oportunidade de desenvolver minhas capacidades motoras básicas como andar e correr em terrenos de piso totalmente irregular, subir em árvores e escalar muros, e capacidades perceptivas como realizar diversas tarefas (mesmo que simples) ao mesmo tempo. Então você deve se perguntar agora, “mas como isso pode ser uma resposta à pergunta feita?”. Hoje em dia temos condições de oferecer aos pequenos garotos e garotas, as mais diversas oportunidades de educação e saúde, mas ficamos devendo (não por nossa culpa, diretamente, mas pela falta de segurança constante).
       O Judô visto com arte marcial e filosofia de vida oferece aos alunos a oportunidade de desenvolver suas capacidades motoras como força, equilíbrio, agilidade etc., bem como capacidades psicológicas e de relacionamento, como reflexo, melhora na visão periférica, capacidade de focar-se em uma só tarefa de vários estímulos, melhora no relacionamento interpessoal e interesse na vitória. Não posso deixar de lado é claro a disciplina, não imposta, mas buscada por muitos pais para os filhos, estes que por sua vez adquirem disciplina, respeito ao próximo e a si mesmo.
     O judô é uma das formas mais claras e rápidas de se entender que para vencer, é necessário cair, e que abaixar a cabeça não é sinal de medo ou acovardamento, mas sim de respeito ao próximo, dedicação e agradecimento pelos treinos e companhia constante. Afinal, ninguém consegue nada sozinho.
        Este esporte olímpico, pode começar a ser praticado a partir dos 4 anos de idade e não tem contra-indicações, pelo contrário,  pode auxiliar e muito no desenvolvimento de crianças e adultos.
  
Arigatô (saudação Japonesa que significa “obrigado”)

 Esperamos seus filhos treinando com a gente.

Mais informações: www.viacampusclub.com.br
Facebook: www.facebook.com/viacampusclub
Telefone: (31) 3891-4049

Nenhum comentário:

Postar um comentário