quarta-feira, 10 de julho de 2013

Projeto Arnold: dicas de como desenvolver o seu peitoral!?

Em primeiro lugar temos que entender como funciona nosso músculo aplicado ao exercício, para ficar  de mais fácil entendimento fiz duas divisões: exercícios uniarticulares e exercícios multiarticulares.

Uniarticulares: movimento realizado envolvendo uma única articulação, normalmente um músculo alvo é ativado e restante tem um trabalho reduzido, uma ativação de estabilização.
Multiarticulares: movimento realizado por duas articulações, sendo que existe um músculo alvo, mas existem músculo que vão auxiliar nesse movimento (sinergistas) e se estes forem muito forte, pode atrapalhar o seu foco.

Por exemplo no supino, o músculo principal é o peitoral e os auxiliares o tríceps e deltoide anterior, este movimento é multiarticular, porque envolve a articulação do cotovelo e do ombro.

O ponto que quero chegar é o seguinte, muitas vezes os músculos auxiliares fazem a maior parte do trabalho e o músculo principal não ativado de forma tão eficiente como deveria, e como podemos ativá-lo?

Simples, podemos fadigar o seu auxiliar antes de iniciar o trabalho com o músculo alvo (principal), por exemplo, em vez de montar o seu treino com peitoral e tríceps, você coloca todos os exercícios de tríceps primeiro para depois iniciar o peitoral, neste instante a participação do tríceps será menos ativado devido a fadiga anterior e você conseguirá ativar mais as fibras do peitoral, conseguindo desenvolver mais o mesmo.

Mais uma sugestão é fazer logo após o tríceps algum exercício uniarticular, como por exemplo o voador (fly), porque o movimento principal será feito pelo peitoral, com pouquíssima ativação do tríceps, pois ele estará em isometria.

Resumindo, fadigue ao máximo o músculo auxiliar para conseguir uma melhor ativação do músculo principal, e se for um músculo multiarticular (peitoral e dorsal), opte pelo exercício uniarticular como primeiro do músculo principal.

Bons treinos!



2 comentários:

  1. Onde estão as referências bibliográficas?

    ResponderExcluir
  2. Tenho referências de ativação dos músculos auxiliares em relação ao agonista, o que coloquei foi uma sugestão para algumas pessoas (que eu faço parte do grupo) que tenho muita força no tríceps e quando vou fazer um supino por exemplo, só uso ele para executar, a prática e meus amigos mais experientes me mostraram, que está é uma forma de mudar o treino com o objetivo de desenvolver o peitoral, depois me manda um e-mail que te mando as referências.

    julioatomaz@gmail.com

    ResponderExcluir