segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Alongar ou não alongar?

Muitas pessoas perguntam se realmente é necessário alongar antes de correr, e quais os benefícios que este pode trazer. Vamos esclarecer alguns pontos.
 
Recentemente, Rubini apresentou, em congresso americano sobre esportes e medicina, resultados de estudos que comprovam que o alongamento muscular (estático) feito antes das atividades pode diminuir o desempenho do atleta em até 12%. Em sua pesquisa, o fisioterapeuta avaliou 18 homens ativos, que depois de realizar ou não o alongamento mediram forças em um aparelho isocinético: “É claro que, na ciência, nenhum resultado deve ser considerado definitivo, mas minhas respostas coincidem com a de outros estudos. A diferença é que eu pude utilizar nos testes um aparelho altamente confiável”. 

Michelle Waitman, fisioterapeuta especializada em postura, concorda com o professor Rubini e diz: “O alongamento deve ser realizado rotineiramente. Permite a manutenção e até ganho de uma boa amplitude das articulações, além de manter músculos, tendões e fáscias com boa flexibilidade. E não é que os exercícios do tipo estático sejam prejudicais ao corpo, apenas que não promovem benefícios quando realizados antes da atividade física”.

Então podemos observar que devemos preferencialmente realizar alongamentos dinâmicos e um aquecimento específico, de preferência deve ser o mais próximo possível da atividade que será realizada.

Alongar previne contra lesões?
Estudos ainda não comprovaram que os alongamentos previnem lesões, sabemos que músculos encurtados podem lesionar mais facilmente do que os que são alongados diariamente, mas alongar antes de correr não previne lesões.

Foi publicado em 2006 uma matéria de capa "Alongar é muito bom, mas não prepara para a corrida, nem previne lesões!" O artigo, de autoria das fisioterapeutas Alessandra Arkie e Kenia Guerra Baumann, comentava em sua introdução: "Muitos corredores realizam algum exercício de alongamento antes da corrida, na crença de que soltando um pouco os músculos terão menor risco de lesão. Apesar da idéia de que alongamento pode auxiliar na prevenção de lesões músculo-esqueléticas ser aceita na comunidade médica e entre treinadores e atletas, esta crença não é sustentada pelas pesquisas científicas".

Devemos fazer sessões regulares de alongamentos para que possamos realizar os movimentos com a maior segurança e naturalidade possível, se forem realizados de maneira contínua ajudaram na prevenção de lesões, mas não se realizado antes da corrida.

Fonte: 
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Referência:
RAMOS, G. V.; SANTOS, R. R.; Influência do alongamento sobre a força muscular: uma Breve revisão sobre as possíveis causas. 2007.

2 comentários: