terça-feira, 18 de junho de 2013

Hipertrofia: como dividir melhor o seu treino

Muitas pessoas perguntam: Tenho que dividir meu treino em quantos? AB, ABC, ABCD ou ABCDE?
Isso vai depender de muitos fatores, como por exemplo, tempo que treina musculação, condicionamento físico, disponibilidade de tempo, objetivo, disciplina, entre outro. Vou dar alguns exemplos de treinos.
 Para começarmos temos que saber que nosso músculo não sabe com quantos quilos estou treinando, qual exercício estou fazendo e quando repetições eu realizei. Ele controla isso através dos sistemas energéticos (vias metabólicas), que pode ser divididos em tês:  O sistema ATP-CP(ou fosfagênio);a glicólise anaeróbia (ou sistema do ácido lático) e o sistema de oxigênio, cada um com sua especificidade, que serão acionados conforme os estímulos dados no treino.

Hipertrofia I (adaptação):  Treino AB
segunda-feira: Treino A
terça-feira: Treino B
quarta-feira: Aeróbico
quinta-feira: Treino A
sexta-feira: Treino B
sábado: Aeróbico
domingo: Descanso

TREINO A


TREINO B


Hipertrofia II: Treino ABC (enfâse MMS)
segunda-feira: Treino A
terça-feira: Treino B
quarta-feira: Treino C
quinta-feira: Aeróbico leve
sexta-feira: Treino A
sábado: Treino B
domingo: Treino C

TREINO A

TREINO B

TREINO C

Podemos organizar o nosso treino de diversas formas, o importante é não cair no platô, variar os métodos, os grupos musculares, repetições, séries, intervalos. Essas modificações aliada a uma dieta balanceada e descanso vão fazer você chegar aos seus objetivos.

Vou continuar com a postagem em outro tópico, qualquer dúvida ou sugestão é só deixar nos comentários.

3 comentários:

  1. Só uma opinião Júlio. No primeiro exemplo dado como treino A/B, ele seria na verdade um treino A/B/C do ponto de vista que o treino aeróbico também é um treino devidamente prescrito e programado.
    Qual seu ponto de vista frente a isso?
    Abraços e parabéns pelos posts

    ResponderExcluir
  2. Muito bem colocado Cadu, quando o treino é de hipertrofia encaro o aeróbico como regenerativo, diferente de dar tiros de 100% de intensidade.
    Quando faço a intensidade abaixo de 70% do VO2 não prejudico o treino de força e realizo uma recuperação ativa dos músculos que foram usados anteriormente.
    Dependendo do objetivo o aeróbico pode complementar o treino de hipertrofia, respeitando a intensidade,é claro, e não abusar na duração também, devido ao risco de lesão e maior produção de cortisol (depois me cobra o artigo).

    ResponderExcluir
  3. Gostei... parabéns pelo post!!
    Pessoal, eu conheço um curso em formato digital onde aprendemos tudo em relação a ganho de massa muscular. Eu disse tudo mesmo!!
    Sem brincadeira nenhuma, nunca vi nada igual..
    Nele aprendemos métodos mais inteligentes, eficientes e incríveis para ganhar massa muscular e ter resultados rápidos para o corpo que sempre sonhamos!
    INCRÍVEL!!
    Da uma olhada ai
    http://bit.ly/agoramassamuscular

    ResponderExcluir