sábado, 7 de julho de 2012

Conheça seus "hormônios" e melhore seus resultados!

Conheça um pouco mais sobre os principais hormônios/substâncias envolvidos durante, antes e após a atividade física e como eles podem ajudar no seu dia-a-dia.

Cortisol - Principal hormônio do estresse de ação prolongada que ajuda a mobilizar energia, estimular a atenção e a memória e preparar o corpo e o cérebro para combater os desafios do equilíbrio. O cortisol supervisiona o suprimento de energia, na forma de gordura, para estresses futuros. Sua ação é essencial à nossa sobrevivência. Em concentrações altas e contínuas, o cortisol tem um efeito tóxico sobre os neurônios corroendo as conexões entre eles e rompendo células musculares e nervosas e prover uma fonte imediata de energia.
   Muitos relatam que o cortisol é o vilão por estar relacionado ao estresse, mas temos que entender o que é estresse: é uma situação diferente, que o organismo não está acostumado e tem que reagir de alguma forma com esta situação. 
Quase tudo que fizer vai gerar algum tipo de estresse para o corpo e isso é bom, o que nao pode acontecer é ele ser prolongado e/ou não existir um  descanso suficiente. Por exemplo, se o cortisol estiver elevado ele vai converter a proteína em glicogênio e começar o processo de armazenar gordura, atrapalhando a hipertrofia.

Dopamina - Neurotransmissor essencial ao movimento, à atenção, à cognição, à motivação, ao prazer e ao vício.  A dopamina está relacionada com a dependência em jogos,  álcool e drogas.

Endorfina - Hormônios que  são produzidos no corpo e no cérebro e que servem como morfina natural. São liberados quando o corpo e o cérebro são sobrecarregados, bloqueando os sinais de dor para que possamos perseverar em situações fisicamente desconfortáveis. Afetam muitas funções fisiológicas, como prazer, a satisfação e a alegria. 
  A endorfina também é liberada após aproximadamente 30 minutos de exercícios físicos aeróbicos, como por exemplo, uma leve corrida. 

Epinefrina (adrenalina) – É ao mesmo tempo um neurotransmissor no cérebro e um hormônio liberado pelas glândulas suprarrenais. É liberada imediatamente durante a reação de estresse, preparando o sistema nervoso para reagir aos desafios à sobrevivência.

Fator de crescimento de fibroblasto (FGF-2) – Uma proteína produzida e liberada no corpo e cérebro quando os tecidos estão em estresse. Como o fator de crescimento endotelial vascular (VEGF), o FGF-2 ajuda a criar mais vasos sanguíneos e outros tecidos. O FGF-2 está envolvido na iniciação do processo de divisão de células-tronco necessário à neurogênese e também encoraja a potencialização de longa duração (LTP) e a formação das memórias.

Fator de crescimento endotelial vascular (VEGF) – Uma importante proteína sinalizadora produzida e liberada no corpo quando os tecidos estão sobrecarregados e não há fluxo sanguíneo para atender a demanda. Como o FGF-2, o FEGF age como um mitógeno. Os cientistas descobriram recentemente que o VEGF também é produzido no cérebro e está envolvido na consolidação das memórias.

Fator de crescimento insulina-símile 1 (IGF-1) – Hormônio produzido principalmente no fígado. Funciona intimamente como o hormônio do crescimento humano e insulina para estimular o crescimento celular e contrabalançar a deterioração celular natural.

Fator neurotrófico derivado do cérebro (BNDF) – Proteína produzida no interior das células nervosas quando estão ativas. Funciona como um “fertilizante”  do cérebro, adubando as células cerebrais para mantê-las funcionando e crescendo, bem como estimulando o crescimento de novos neurônios.

Glutamato – O principal neurotransmissor excitatório do cérebro. É essencial à aderência celular e, portanto, à neuroplasticidade (mudança).

Serotonina – Um neurotransmissor vital par o humor, a ansiedade, a impulsividade, o aprendizado e a autoestima. Frequentemente chamada de policial do cérebro, a serotonina ajuda a abrandar uma reação hiperativa ou descontrolada em uma ampla gama de sistemas cerebrais.
 
Hormônio do Crescimento Humano (HGH) – Hormônio conhecido como o mestre de todos os hormônios, ele é vital ao crescimento e desenvolvimento de todas as células do cérebro e do corpo. Controla a distribuição de energia e contrabalança a atrofia  celular natural provocada pelo envelhecimento.

Todos as substâncias citadas estão relacionadas com a atividade física, cada hormônio/substância  trará um benefício, conforme já foi abordado. É importante  fomentar que ja foi comprovado cientificamente que o exercício físico consegue ocasionar a neurogênese (formar novos neurônios) e estes podem ser utilizados (transformados) na aprendizagem, facilitando a aquisição do conhecimento em todas as áreas.

Fonte:
Livro: Corpo ativo, mente desperta.

2 comentários:

  1. Júlio,
    seu blog é 10! Estou lendo praticamente todos os posts, que são realmente bons. Agora que vou formar na faculdade vou voltar a me dedicar às atividades físicas!
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado Paulo, espero estar ajudando.
    Uma excelente semana e se tiver alguma dúvida ou sugestão é só mandar.
    Abraço

    ResponderExcluir